Tudo sobre o que é conversão no marketing

- Alex

Quer aumentar seus ganhos ou iniciar no marketing digital? Então aprenda agora mesmo o que é conversão no marketing digital. Caso você esteja iniciando agora e não faça ideia do que estou falando, continue a leitura que você entenderá tudo até o final.

De forma simplificada, conversão são as vendas realizadas. Por exemplo se você tem um infoproduto, uma conversão seria uma venda dele. A diferença é que no mundo presencial, o cliente entra na loja, escolhe o produto e passa no caixa.

Já no marketing digital, existe uma estrutura ideal para que o processo aconteça de forma eficaz. Ou seja, como as pessoas em geral possuem um “pé atrás” quando se trata de internet e mais ainda de produtos digitais, precisamos convence-la de que essa compra é segura.

o que é conversão no marketing

E o mais recomendado nesse caso é ter uma landing page, nela estarão todas as informações sobre o produto digital.

Como saber a quantidade de conversão atual

Com o seu site devidamente configurado, você pode utilizar a ferramenta do Google o Analytics, para mais informações veja esse top 3 ferramentas. Através dele é possível saber a quantidade de pessoas que acessam o seu site e quantidade de conversões que aconteceram, com isso basta fazer o calculo para ter a média de conversões em porcentagem.

Para saber a porcentagem de conversão, divida a quantidade de conversões (por exemplo 10 pessoas), pela quantidade de acessos na sua landingpage (por exemplo 50 leads). No caso desse exemplo será 0,2 agora multiplique por 100, e o resultado de conversões será de 20%.

Ou seja dos leads que acessaram seu site, 20% compraram seu produto. Agora que já entendemos o que é conversão no marketing e como medi-la, vamos aprender como aumentar esse número!

Como identificar possíveis problemas de conversão

O primeiro passo para identificar de onde possivelmente está vindo o problema, precisamos entender qual é a estrutura que converte muito bem.

Promessa e dor

Antes de tudo, precisamos entender qual é dor/desejo do nosso público alvo, ou seja, entender o que nosso infoproduto soluciona. Por exemplo se temos um ebook para emagrecer em 15 dias, a dor da nossa persona seria emagrecer rápido, mas somente essa informação não basta.

Por isso, precisamos saber a linguagem, sonhos e desejos do nosso público alvo. Quanto mais informações forem reunidas, melhor!

Tráfego qualificado

Um dos pontos iniciais é saber se o público que está chegando até você está qualificado, ou seja, se as pessoas que estão nas suas redes sociais e na sua landing page tem interesse em comprar seu produto.

Tráfego aquecido

Levando em consideração que seu público já está qualificado, precisamos gerar expectativa de um lançamento. Pois isso gera um desejo, a cada publicação que é gerada sobre o que está por vir.

Página de destino

Agora que já está tudo certo com o tráfego, precisamos saber para onde direcionar essas pessoas. O ideal é para um site, ou melhor, uma landing page. Onde estarão todas as informações sobre o seu infoproduto, inclusive os depoimentos positivos falando sobre ele.

Essa página na maioria das vezes é a que vai definir se o cliente comprará ou não de você, por isso é muito importante que ela esteja bem construída, com layout agradável e principalmente com uma boa copy, ou seja, um texto que convença seu cliente!

Como melhorar a conversão

Para melhorar sua taxa de conversão, o ideal é revisar todas as etapas citadas acima e entender onde é o maior gargalo, ou seja, onde o tráfego cai de forma mais significativa. Por exemplo, se 100 pessoas entram na sua landing page e apenas 10 fecharam, talvez o problema esteja aí.

Essa é a hora de revisar e melhorar sua promessa, ver se ela realmente está impactando seu público. Pois uma boa promessa precisa ir diretamente da dor/desejo e lembre-se de adicionar o resultado na promessa!

Uma coisa é você dizer “emagreça em 15 dias” outra coisa é dizer “Emagreça em 15 dias até 10 kg utilizando o método X”. Na segunda opção, já existe uma promessa de resultado e ainda o que te fará chegar lá!

Agora que você já entendeu o que é conversão no marketing e como melhora-la, basta colocar essas dicas em prática e aprimorar suas conversões. Aprenda também a criar design profissionais

Redator

Redator - Formado em Gestão de T.I.

Sou Alex de Meira, com experiência de mais de 3 anos em Wordpress e Soluções WEB, visando sempre uma boa experiência de usuário. Acompanhe-nos para estar informado e atualizado.

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